top of page

SEGMENTOS

SERVIÇOS

Temos como foco a missão de escolher o melhor regime tributário para a empresa, de forma que se possa reduzir os pagamentos com impostos.

Dependendo da categoria ou classe da prestadora de serviços, alguns encargos podem ser obrigatórios e outros não. E é por este motivo que contratar uma contabilidade para prestadores de serviços é tão essencial e mais seguro.

Outro aspecto de grande relevância é que podem existir variações do valor do ISS, por exemplo, que podem ir de 2% até 5%, a depender de cada tipo de serviço prestado.

É necessário sempre levar em consideração que escolher o regime tributário mais simples nem sempre significa que ele é o mais econômico.

INDÚSTRIA

A contabilidade para indústria – ou contabilidade de custos, como também é conhecida – compreende o processo de detectar e tratar custos de produção que favorecem o produto final de uma empresa.

Ela permite que sua indústria saiba exatamente o total dos gastos para, assim, produzir algum item, e com isso utilizar esses dados para fazer o cálculo do valor de revenda e a margem de lucro.

O setor de indústrias tem muitas particularidades relacionadas aos assuntos contábeis e fiscais e também na parte tributária, como o ICMS e IPI.

É um dos setores com mais créditos tributários possíveis. Um bom planejamento tributário pode tornar seu negócio mais viável do ponto de vista econômico.

COMÉRCIO

O processo contábil no comércio varejista é distinto dos demais, com peculiaridades variadas, levando em consideração a complexidade das atividades econômicas exercidas por este setor, que mantém relações comerciais, tanto com produtores, indústrias e fornecedores, quanto com o consumidor final, destinatário dos produtos oferecidos.

Desta forma, a carga tributária, as práticas contábeis incidentes, bem como outras questões de natureza financeira e fiscal, recaem sobre o comércio varejista exigindo muita atenção dos administradores e contadores, demandando serviços especializados, de acordo com a prática comercial específica, para que seja executada de forma individualizada tornando mais precisa a verificação da margem de lucro que cada produto pode te oferecer.

AGRONEGÓCIO

O Agronegócio é muito representativo no Brasil. Sua contabilidade é uma ferramenta que apresenta informações claras e objetivas, capazes de auxiliar o produtor rural nas tomadas de decisões, além de contribuir para melhorar os aspectos organizacionais, econômicos e financeiros das propriedades rurais, capacitando-as para acompanhar a crescente evolução do setor.

A contabilidade rural é uma importante aliada na busca por informações precisas e importantes para o gerenciamento dos negócios. Ela irá proporcionar um melhor conhecimento das atividades desenvolvidas, gerando informações econômicas e financeiras dos negócios.

Tomar a decisão entre ser Produtor Pessoa Física ou Pessoa Jurídica pode render benefícios tributários que impactarão no retorno final do seu produto.

ELEITORAL

A Contabilidade Partidária Eleitoral ganhou holofotes nos últimos anos devido ao maior controle exigido pelo TSE.

O processo contábil tradicional se volta à apuração de receitas e despesas realizadas por candidatos e partidos políticos, cuja prestação de contas precisa ser realizada em obediência à legislação.

A Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, que dispõe sobre a organização e o funcionamento dos partidos políticos, contempla, nos artigos 30 a 37, a regulamentação das suas finanças, bem como a obrigatoriedade de manterem registros contábeis de todas as operações realizadas.

O melhor controle demonstrará aos julgadores das contas a transparência exigida pela sociedade, tendo consequentemente mais credibilidade.

TERCEIRO SETOR

A contabilidade do terceiro setor aborda as entidades sem finalidade de lucro. São elas: fundações, associações, organizações religiosas de direito privado, partidos políticos e entidades sindicais.

Manter a contabilidade em dia é fundamental para que a sua entidade tenha a transparência de suas contas, o que é essencial para conquistar a confiança de investidores e angariar mais recursos.

Atualmente, essas entidades possuem mais obrigações acessórias com o fisco do que as empresas normais.

Entidades sem fins lucrativos que planejam receber recursos de particulares ou dos governos precisam manter controle contábil rigoroso e atender legislações especificas para prestar contas, podendo ser auditadas pela Receita Federal, Tribunal de Contas e Ministério Público.

CONTABILIDADE PÚBLICA

A área pública da contabilidade busca primordialmente demonstrar o Patrimônio Público que o ente representa, seja ele Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Fundação Pública, Autarquia, entre outros.

Com o objetivo de fornecer dados para que o gestor público tome a decisão mais acertada, ela prevê as receitas, fixa as despesas, e cuida do controle.

fale conosco ga contabil
bottom of page